Curso Virtual de Cultura Flamenca da OF

Programa do Curso Virtual de Cultura Flamenca da OF 

Nova turma: início em 01 de outubro de 2016


Temos recebido e-mails de mais pessoas interessadas em participar do curso virtual de cultura flamenca. Diante dessa demanda, resolvemos divulgar a abertura de uma nova turma iniciando em outubro, com duração de 4 semanas de aula.

O objetivo deste curso é proporcionar a cada aluno/a uma introdução a aspectos históricos e teóricos da arte flamenca essenciais para desvendar e mergulhar ainda mais fundo nessa cultura tão rica e abrangente.


Programa:

1. Apresentação do flamenco, uma arte declarada patrimônio cultural imaterial da humanidade pela Unesco.

2. As principais etapas históricas do flamenco

a. As diferentes presenças na Andaluzia (os romanos, vândalos, visigodos, muçulmanos do norte da África, judeus, gitanos, cristãos...)
b. A etapa pré-flamenca (folclore andaluz, bailes boleros, baile de gitanos) e os registros costumbristas e românticos de andaluzes e estrangeiros sobre a Andaluzia no século 19
c. O cante jondo e os cafés cantantes - a época áurea do flamenco, na opinião de alguns investigadores (final século 19 e início do século 20)
d. A Ópera Flamenca (decadência dos cafés cantantes, profissionalização do flamenco, o flamenco como símbolo de identidade nacional apropriado pelo regime franquista)
e. Os tablados e a revitalização do flamenco (anos 60 e 70)
f. O flamenco contemporâneo

3. Flamenco sem fronteiras (globalização, identidade e desafios)




Informações complementares:

Duração do curso: 4 semanas
O curso será distribuído em módulos semanais. O conteúdo será ministrado a distância no ambiente Ning, onde cada aluno/a terá um perfil de acesso com tempo de validade determinado. Neste ambiente, serão disponibilizados os textos do curso (parte em português e parte em espanhol), vídeos e músicas, além de um fórum de discussão permanente, cujos temas serão abertos conforme cada módulo abordado. Este conteúdo poderá ser acessado a qualquer dia da semana, em qualquer horário. As pessoas inscritas terão total liberdade para organizarem o tempo mais adequado para seus estudos. Complementarmente, será realizado um chat virtual por semana em horário e dia definido pela turma, para que todos possam interagir, trocar impressões, tirar dúvidas e aproximar ainda mais o grupo de estudos.
Investimento: R$ 130,00
Inscrições e informações: patricia@oficinaflamenca.com.br

Comentários